0

Ultimos Dias para declarar Imposto de Renda.

É, o prazo que lá no início parecia ser tão longo, agora é curto. Esta é a última semana para declarar imposto de renda, sem multa. O prazo termina em 29 de abril.
Para aqueles que receberam valores relativos à ações trabalhistas, fiz vários post a respeito, tem vários comentários que acredito serão úteis para tirar todas as dúvidas que possam surgir. Procure em "Postagem anteriores".
Para variar sabe aquele ditado de "casa de ferreiro, espeto de pau", pois é, não fiz minha declaração ainda. Respondi milhares de mails e comentários desde fevereiro deste ano e não tive tempo de fazer minha declaração ainda. Mas até terça vou enviar.
Esse ano somente será permitido o envio digital das informações, melhor, mais rápido, mas tenho dúvidas quanto ao ser confiável. Afinal temos visto muitas reportagens onde aparecem espertalhões vendendo dados da Receita Federal. É mais que na hora do sistema ser aperfeiçoado não permitindo que os dados dos contribuintes sejam baixados ou vendidos. Pergunte se isso ocorre em outros países: claro que não!!



O pior de tudo é que o contribuinte não tem opção. O que a RFB baixa nós temos que cumprir.
Pior ainda. No caso de cair na "malha fina" ou ser encontrada alguma "inconsistência" na declaração, somente poderá ser resolvido após a RFB comunicar o contribuinte. Meu marido tenta resolver uma pendência há vários meses, mas sem a notificação a RFB não atende o contribuinte. É um absurdo tudo isso.
Estamos à mercê da burocracia, sempre! Somos um país de "burocratas"! Com aparência de primeiro mundo.

O que aconselho sempre: Guarde toda a documentação que serviu de base para a declaração do imposto de renda. Ninguém sabe se irá para a "malha fina" ou não. Se existe valores oriundos de ações trabalhistas guarde o cálculo homologado, cópia da guia DARF e de preferência cópia da sentença ou acordão. Assim caso aconteça de ser chamado pelo "Leão" terá em mãos todas as informações necessárias para esclarecer qualquer ponto.
Desejo a todos boa sorte e boa páscoa também.

0 comentários: